Protensão e Sustentabilidade

A busca por modelos produtivos sustentáveis é uma das maiores necessidades humanas do mundo moderno. Tal conceito é de vital importância para assegurar o desenvolvimento econômico e social para as futuras gerações. Sendo assim, a construção civil é uma das maiores protagonistas nesse aspecto, uma vez que detém parcela considerável na geração de resíduos e gases poluentes.

Portanto, o uso de materiais sustentáveis na construção civil é um passo determinante para consolidar um futuro ecologicamente viável. Nesse aspecto, podemos destacar a tecnologia de concreto protendido, uma alternativa que proporciona um ciclo construtivo mais sustentável, além de permitir criações esteticamente surpreendentes.

1. Redução no uso de materiais


De acordo com o Conselho Internacional de Construção (CIB), a indústria da construção responde pela maior parcela dos recursos naturais que são utilizados pela atividade humana. Estima-se também que esse setor produz a maior quantia de resíduos sólidos que são gerados atualmente, assim como emite um volume considerável de gases causadores do efeito estufa.

Portanto, compete ao setor buscar alternativas para minimizar esses impactos, como a redução considerável de desperdícios nos canteiros de obras. O que é alcançado por meio do uso de protensão nos empreendimentos, uma vez que esse modelo usa entre 15% a 35% menos aço e concreto, em comparação com outros modelos, e reduz em até 20% o uso de madeira nas formas.

2. Mais segurança e durabilidade


Engana-se quem pensa que a tecnologia de concreto protendido pode ser usada apenas em construções residenciais. Essa inovação é muito empregada em grandes empreendimentos, que necessitam de uma infraestrutura mais robusta e segura, como é o caso de pontes, viadutos, passarelas, prédios, entre outros.

Especialistas asseguram que o sistema de protensão confere mais segurança e durabilidade às obras. Dois atributos que ampliam o status sustentável da protensão. Uma vez que a redução das manutenções contribui para economia financeira e redução de resíduos

No que se refere ao desempenho estrutural, o sistema de concreto protendido também difere das opções mais tradicionais, como o concreto armado. Nesse caso, a protensão apresenta resultado superior garantindo menos fissuras, mais resistência e controle de deformações. Como já citado, reduzindo eventuais manutenções e/ou correções, intervenções essas que produziriam mais resíduos sólidos e transtornos em todo o entorno do empreendimento.

3. Impacto circular


Além desses exemplos pontuais, a tecnologia de protensão gera diversos impactos sustentáveis, num efeito em cadeia. Por exemplo, por economizar o uso de materiais, reduz a necessidade de caminhões transportando insumos para as obras, o que diminui os gases emitidos da queima de combustível, assim como os impactos da indústria extratora de minério de ferro.

A tecnologia de protensão requer conhecimentos específicos para que seja aplicada. Assim como o domínio de técnicas e equipamentos. Dessa forma, estimula a capacitação profissional e o investimento em inovação, causando impacto direto na renda das pessoas e no potencial tecnológico do país.

Há também o impacto positivo no turismo e na urbanização, por exemplo, já que o concreto protendido permite realizar a criação de obras que desafiam paradigmas. Basta analisar, por exemplo, o MASP e a ponte Rio-Niterói, dois ícones da arquitetura modernista que até hoje encantam as pessoas.

Como explorado, a tecnologia de protensão representa um enorme potencial para a construção se tornar mais sustentável. Desde o período da Segunda Guerra Mundial, quando esse sistema passou a ser usado, os benefícios do concreto protendido se difundiram por todo o globo. Além da economia financeira, produtividade, qualidade e durabilidade, o sistema de protensão permite explorar atributos estéticos totalmente inovadores.

Confira mais vantagens do concreto protendido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *