PROTENSÃO É UMA DAS TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO PARA 2022

A construção civil é um dos principais setores da economia. Responsável por aproximadamente 7% do PIB do país, esse mercado representa em torno de 34% do total da indústria brasileira. Em 2021, o setor teve seu maior crescimento em dez anos, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com expansão maior que 8%. A expectativa é de que o crescimento continue em 2022.

Para acompanhar esse desenvolvimento é importante saber quais as principais tendências para construção civil em 2022.

Tecnologia e inovação

Falar de tecnologia parece redundante, mas sua constante evolução faz com que esse tópico seja um dos mais importantes para 2022.

Os avanços tecnológicos focados na construção estão cada vez mais frequentes. Empresas que investirem nessas evoluções irão se diferenciar no mercado. Plataformas, aplicativos e softwares facilitam o trabalho desde a criação do projeto, passando pela execução da obra, até a vistoria final.

O Building Information Modeling (BIM), que já foi apresentado como tendência nos últimos anos, continua sendo uma ferramenta que vem ganhando bastante destaque pela sua capacidade de revisar todos os elementos de um projeto de forma prática e detalhada. O BIM é apenas um dos recursos que entraram com força total no setor e prometem revolucionar o mercado da construção.

O conceito Digital Twin (Gêmeo Digital) também é uma tendência tecnológica que ganhará força em 2022. A ideia consiste em duplicar os processos offline para o online sem perder nenhuma informação. Esse princípio gera grande otimização no gerenciamento dos projetos, uma vez que todos os envolvidos têm acesso aos dados.

Sustentabilidade

Apesar de não ser novidade há algum tempo, a sustentabilidade permanece como tendência em 2022 e provavelmente pelos próximos anos. A preocupação com o ambiente está sendo cada vez mais inserida nos processos da construção civil, um dos setores que consome mais recursos.

A aplicação de tecnologias como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes, claraboias para iluminação natural e jardins verticais para regular a temperatura interna estão entre as opções utilizadas pelas construtoras.

O reaproveitamento de materiais também contribui com um planeta mais sustentável. Utilizar o escoramento metálico, por exemplo, evita o desperdício de madeira e poupa o corte de árvores.

Gerenciamento de tempo

Otimizar o tempo é um processo que muitas empresas precisam adotar. Diante de uma gestão consciente e otimizada, é possível entender o tempo necessário para cada atividade e quais são os impactos da tarefa no processo como um todo.

Mapear processos e entender o fluxo de cada um deles é fundamental para esse gerenciamento de tempo, refletindo em uma economia que vai além de minutos.

Com o gerenciamento do tempo possível planejar melhor os serviços e criar cronogramas de obras mais viáveis, com cronograma exato definido para cada etapa, atendendo as necessidades reais da empresa.

Protensão

A tecnologia do concreto protendido engloba a todas as tendências. Inovação em materiais diferenciados, sustentabilidade com a economia de recursos e gestão de tempo, com a execução de lajes com prazos menores.

O uso da estrutura protendida em uma obra de médio porte economiza em cerca de 7m3 de madeira, 120 mil litros de água, 5 mil kilowatts de energia elétrica. Além disso, deixa de emitir em torno de 60 toneladas de gases poluentes – como o gás carbônico – na atmosfera. 

A liberdade arquitetônica oferecida pela protensão permite a inovação nos projetos, atendendo cada vez mais às necessidades do cliente final e agregando valor à venda dos imóveis.

Vãos maiores permitem plantas flexíveis, cômodos amplos, mais vagas de garagem e maior área de manobra. A redução de fissuras e deformações evita manutenções a longo prazo. Além disso, estruturas protendidas também oferecem melhor isolamento acústico entre pisos.

Essas são as principais tendências para 2022. Empresas adotarem esses princípios, sem dúvidas, terão um diferencial no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.