As principais vantagens do concreto protendido para a construção civil

O concreto protendido é histórico e presente em grandes construções conhecidas por muitos ao redor do país e do mundo. Além disso, veio para auxiliar o trabalho de arquitetos e engenheiros em seus projetos.

Esse método construtivo possui como principal objetivo aumentar a resistência do elemento estrutural às tensões de tração. Para que isso possa ser feito, são aplicadas tensões internas com a estrutura que possui um sentido oposto ao dos carregamentos verticais. Essa técnica posiciona as cordoalhas dentro da estrutura, fazendo com que, tracionadas dentro do seu limite elástico por meio de macacos hidráulicos, atinja a força que precisam antes de serem travados em ancoragens.

Entre os grandes benefícios da técnica da protensão, está a diminuição na ocorrência de problemas e nas limitações arquitetônicas. Além de permitir que lajes, pisos, pontes e paredes com vãos maiores sejam projetados com mais consistência.

Para que você entenda melhor as vantagens do concreto protendido, iremos citar alguns pontos fundamentais e evidentes desse método construtivo:

1. Reduz as fissuras e deformações

O concreto armado apresenta, com o passar do tempo, fissuras que podem colocar em xeque a solidez da estrutura e causar desconforto durante a utilização. Essas fragilidades não ocorrem com o concreto protendido, já que ele foi desenvolvido para lidar de maneira mais eficiente com esses fatores. É por isso que esse método é usado em grandes obras, como as pontes.

2. Diminui o retrabalho na obra pronta

O concreto protendido reduz a necessidade de retrabalho, uma vez que a incidência de fissuras cai drasticamente. Isso é bom por vários motivos, mas o principal deles é que a imagem da empresa que utilizou o concreto se fortalece junto ao seu cliente, pois ele entende a qualidade final da obra e a escolha pelo concreto protendido como pontos positivos de quem executou o projeto.

3. Otimiza a fundação

Outra vantagem é que os elementos estruturais no concreto protendido são mais esbeltos que do concreto armado, reduzindo o peso estrutural, fazendo com que alivie o peso na fundação e trazendo mais economia.

Além de:

4. Possibilidade de grandes vãos, pois a laje de concreto protendido consegue vencer vãos que o concreto armado usual não venceria.

5. Maior variedade de layout no projeto arquitetônico, já que há maior distância entre os pilares.

6. Economia de concreto e aço, em função da utilização da seção transversal plena e por serem utilizados aço e concreto de maior resistência.

7. Redução do tempo de construção, devido a facilidade de execução e o reaproveitamento das formas, e também, porque na maioria das vezes não é necessário a utilização de vigas na estrutura.

8. Redução das tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes aplicados nas lajes.

9. Maior controle tecnológico durante a execução.

10. Pode ser utilizado para a recuperação e reforço de estruturas comprometidas.

A EVEHX conta com um dos sistemas de protensão mais modernos do Brasil e comprova na prática a superioridade desta tecnologia em relação às estruturas tradicionais de concreto armado. Também se destaca na locação de sistemas de escoramento para qualquer tipo de laje (maciça, nervurada, plana, concreto armado ou protendido). Todas as atividades e processos são realizados com base nos princípios da sustentabilidade. Uma empresa comprometida em oferecer produtos ecologicamente corretos, com a mínima utilização de madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.