Nas décadas passadas, a madeira tinha papel de destaque na construção civil. Não por acaso, ao lado dos pedreiros e serventes estava a figura do carpinteiro. Com o passar do tempo, a madeira foi sendo substituída por outros materiais. Um exemplo disso é o uso de escoras metálicas nas obras.
O objetivo deste artigo é comentar os efeitos práticos dessa mudança e mostrar as vantagens das escoras de metal no dia a dia da construção civil.
1. Maior segurança para os profissionais
Um ponto que precisa da atenção de quem está à frente de uma obra é a segurança dos funcionários. O setor da construção civil é, infelizmente, um dos campeões no ranking de acidentes de trabalho, de acordo com a Secretaria de Previdência e Trabalho.
Com uma estrutura mais resistente, o escoramento metálico garante maior nível de segurança na obra. Como são modulares e utilizados em menor número deixam o canteiro de obras mais limpo reduzindo o risco de acidentes. Ainda seguem normas técnicas específicas (NR-18 e da NBR-15.696) e atendem medidas preventivas de acidentes.
2. Respeita a legislação ambiental
Como se sabe, o que confere à madeira a capacidade de resistência é a espécie da árvore da qual ela foi retirada. Árvores que demoram mais tempo para crescer, como a Canela e a Araucária, fornecem madeiras mais fortes.
Esse não é o caso das árvores de reflorestamento, como Pinus e Eucalipto. Entretanto, as árvores mais resistentes são protegidas por lei, devido ao risco de extinção.
Sendo assim, um crime ambiental pode custar caro à empreiteira. Não há motivos para a sua empresa contribuir com a extinção de árvores nativas, uma vez que as escoras metálicas são altamente resistentes — e o melhor de tudo: elas podem ser reutilizadas diversas vezes e recicladas após o fim de sua vida útil em obra.
3. Traz economia à obra
De uma certa maneira, os tópicos anteriores também falam de dinheiro, pois multas e processos podem custar caro a qualquer negócio — principalmente, quando são causados por negligência.
Ainda assim, usar escoras de madeira na obra onera o negócio de outras formas. Em primeiro lugar, esse material pede a presença de um carpinteiro. As escoras metálicas diminuem a necessidade da quantidade de mão de obra especializada.
Em seguida, temos o fato que as escoras de madeira têm um tempo de vida muito menor do que as metálicas. A força de uma estrutura, como uma laje, pode danificar a madeira, impedindo que ela seja reutilizada em outro projeto.
Existem ainda outras vantagens, como o baixo custo com armazenamento, pois esses materiais são fáceis de serem guardados. Somando os custos diretos e indiretos, fica evidente as vantagens financeiras de usar escoras metálicas.
Na indústria, é importante saber a diferença entre gasto e investimento. Um investimento se paga com o tempo, traz retorno à empresa e esse é o caso das escoras de metal.