O mercado de protensão no Brasil está em seu melhor momento e em pleno crescimento. Somente no ano de 2020 o setor de protensão apresentou uma alta de 100% em relação ao ano anterior. O trabalho de divulgação, a troca de experiencias e as inovações que vêm sendo trazidas ao longo dos anos pelos diversos profissionais do mercado e da indústria têm contribuído significativamente para essa expansão.
Em busca de ofertas diferenciadas para seus clientes, as construtoras estão cada vez mais abertas a substituir a técnica de concreto armado pelo protendido. Em paralelo, arquitetos e engenheiros calculistas têm se dedicado a projetos modernos, com liberdade arquitetônica, uso de grandes vãos e com a proposta de estruturas mais leves.
O representante da Belgo Bekaert Arames, Warley Ricardo dos Santos, destaca que a protensão é uma metodologia com reconhecimento que, se bem aplicada, reduz significativamente os custos da estrutura bem como redução do tempo de execução do empreendimento.
“Neste momento podemos dizer que esta solução de aço para protensão está cada vez mais consolidada e as construtoras já conseguem observar na prática este benefício de redução de custos e tempo de execução de suas estruturas. Anualmente percebe-se aumento substancial de conversão da utilização da estrutura em concreto armado pela estrutura protendida”, afirma Warley.
Custo do aço
A alta do dólar, a escassez de matéria prima e algumas restrições logísticas devido a pandemia, fizeram com que o valor do aço CA-50 aumentasse consideravelmente de preço, viabilizando o uso do aço CP-190RB.
Lavando em consideração que o aço CP-190RB resiste aproximadamente 2,75 vezes o aço CA-50, os valores de venda atuais fazem com que o uso da protensão apresente uma redução entre 10 e 20% do custo com aço na obra.
“O custo do aço para protensão está ficando cada vez mais barato se comparado com o aço para armadura passiva”, lembra o representante da Belgo Bekaert Arames.
Futuro da Protensão
As expectativas para o futuro da protensão são as melhores possíveis, tendo em vista que cada vez mais profissionais estão procurando especialização e aprendendo novas tecnologias.
Somado a isto temos empresas de protensão, como a Evehx Engenharia, se dedicando continuamente à segurança, produtividade e inovação, verticalizando processos e disseminando informações sobre concreto protendido a fim de contribuir com esse ecossistema.
“Certamente o Brasil é um país com grande potencial para a utilização desta solução, pois a industrialização no canteiro de obra está cada vez mais latente. Produtividade, maior controle tecnológico, maior qualidade e menores patologias são características da protensão e ajudam esse crescimento de maneira sistemática”, finaliza Warley.