Conheça as etapas da protensão

A realização da estrutura protendida começa bem antes do processo de montagem da laje. São muitas as etapas desde a concepção do projeto até o momento de tensionamento dos cabos. Cada uma dessas etapas requer profissionais capacitados e certificados, capazes de garantir a melhor execução do projeto.

A etapa inicial da protensão consiste no estudo de viabilidade técnica. Essa á a etapa em que serão analisadas todas as particularidades do projeto e a verificação da melhor forma de executá-lo, se em concreto armado ou protendido. O estudo de viabilidade garante que tal perfil de projeto será executado da melhor forma, gerando o máximo de benefícios.

Atestada a viabilidade de execução por meio da protensão, o projeto segue para o departamento técnico, responsável por fazer os cálculos e levantamentos de todos os materiais necessários para a execução, assim como o tempo necessário para a montagem, vistoria e concretagem de cada pavimento.

O projeto passa para a etapa seguinte com a identificação de todos os materiais e medidas previstas para o corte de cada cordoalha que fará parte da estrutura da laje. Ao chegar no canteiro de obra, o projeto estará bem especificado e os materiais estarão todos identificados, facilitando a montagem e gerando mais segurança e agilidade para a execução.

Com a montagem finalizada, é hora de um profissional certificado realizar a conferência, verificando se o projeto foi seguido à risca e se o posicionamento de cada conjunto de cabos corresponde ao que foi solicitado. Todas as ancoragens – passivas e ativas – também passam por vistoria para garantir que não haja movimentação das cordoalhas no momento de concretagem.  Essa etapa é de suma importância, uma vez que gera segurança para o momento seguinte – a concretagem.

A concretagem, que ocorre após o aval do profissional especialista em protensão é a etapa que direciona a execução para sua fase final. Após a cura correta do concreto, que também passa por supervisão de equipe técnica, o pavimento é liberado para o alongamento dos cabos – quando cada cordoalha receberá a tração necessária, prevista no projeto e exercerá seu papel de sustentação da estrutura.

A protensão é feita cuidadosamente, com a conferência minuciosa de cada cabo, também acompanhada pelo profissional responsável. Após o alongamento dos cabos e o aval do responsável técnico pelo projeto, os cabos são cortados e os nichos fechados, dando início ao próximo pavimento.

Profissionais qualificados

A estrutura protendida possibilita inúmeras vantagens ao projeto. Segurança, produtividade e liberdade arquitetônica são apenas algumas. Contudo, para garantir que cada etapa seja bem executada, é preciso contar com profissionais qualificados e certificados. A Evehx Global Co. conta com esses profissionais. Com mais de 20 anos de experiência em protensão a empresa possui certificações internacionais nos mais renomados órgãos ligados a protensão mundial.

Na Evehx Global cada projeto recebe a máxima atenção de uma equipe técnica qualificada e preparada para atender o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.