Protensão é para obras de todos os portes - EVEHX
  41. 3133-3000    
  evehx@evehx.com
 
     
Protensão é para obras de todos os portes

Desde construções uni familiares até grandes obras, o concreto protendido proporciona mais segurança, produtividade e aumenta a liberdade arquitetônica. A utilização desse sistema permite a inovação nos projetos, vencendo grandes vãos e garantindo maior confiabilidade estrutural.

Com a popularização da protensão, sua utilização se tornou cada vez mais comum em projetos de diversos perfis, desde a construção de pisos para galpões, passando pelas pontes e viadutos, até o uso em edifícios residenciais e comerciais, não deixando de lado as casas com arquitetura diferenciada.

O alcance de estruturas mais leves, mais versáteis, com maiores vãos nos ambientes e  concretagem mais rápida geram economia de tempo e eficiência na produção. Esses fatores fazem com que o sistema de concreto protendido ganhe mais espaço no mercado da construção civil.

É possível afirmar que o concreto protendido é uma tecnologia inteligente, estável e segura, que pode atender esforços estruturais com uma boa relação custo-benefício. A técnica, que teve sua origem na Europa e Estados Unidos, foi trazida ao Brasil por volta de 1949 com a construção da ponte do Galeão. Desde então, com os avanços e investimentos em pesquisas, a protensão veio ganhando espaço, principalmente na última década.

Vantagens que se adaptam a qualquer obra

Confira alguns benefícios de utilização do concreto protendido e entenda como esse sistema pode ser vantajoso para projetos de diversos portes:

– Baixa necessidade de manutenção ao longo da vida útil;

– Adaptação a projetos arquitetônicos mais ousados, com peças estruturais mais esbeltas e grandes vãos;

– Garantia de controle e redução de deformações e fissuração;

– Possibilidade de aplicação em elementos pré-moldados;  

– Garantia de mais durabilidade da estrutura, pois atua diretamente combatendo os esforços de tração, que são os principais responsáveis pela fissuração;

– Possibilidade de redução na quantidade de aço e concreto, pois utiliza materiais de alta resistência com maior eficiência;

Além dos pontos destacados, lembramos ainda da questão da segurança, conferindo características que atendem às recomendações normativas e garantem maior confiabilidade estrutural.

O concreto protendido pode ser considerado um grande aliado da engenharia.