Conheça os tipos de protensão - EVEHX
  41. 3133-3000    
  evehx@evehx.com
 
     
Conheça os tipos de protensão

Dentro da protensão, existem três diferentes formas de aplicação com variações da técnica.  Os diferentes tipos de protensão possibilitam a realização de obras de diversos portes e cenários, desde unidades residenciais até pontes e viadutos.

O concreto protendido é um sistema que atua através do equilíbrio de forças. A técnica também é utilizada para aproveitar o potencial que o concreto tem de suportar a compressão e reduzir de maneira significativa as fissuras geradas pela tração. É um processo com excelente custo-benefício, capaz de aumentar consideravelmente a vida útil da estrutura.

Tipos de protensão

Pós-tensão aderente  – A armadura de protensão é colocada no interior de bainhas que a isolam do concreto, seguindo elevações pré-estabelecidas em projeto. Após o concreto atingir a resistência desejada, os cabos são tracionados e ancorados nas extremidades da peça, criando aderência com o concreto de modo permanente e por meio de injeção posterior da calda de cimento nas bainhas.

Pós-tensão não aderente –  Nesse caso, a cordoalha utilizada é engraxada e revestida com uma camada plástica de alta densidade (PEAD). O tensionamento dos cabos é feito após o concreto curado atingir a resistência determinada no projeto.

Pré-tensão  – Nesse modelo, o aço é tensionado antes que o concreto seja lançado, utilizando apoios independentes do elemento estrutural, chamados de pista de protensão. Essa ancoragem da armadura só é feita depois da cura do concreto.

O concreto protendido é uma solução muito indicada para vencer qualquer tipo de obra. Sua versatilidade permite a aplicação do sistema em diferentes projetos, de diversos portes.

A EVEHX está preparada para oferecer o que existe de mais avançado em protensão aderente e não aderente para diversos tipos de obras.