Quais são as tendências para construção civil em 2021? - EVEHX
  41. 3133-3000    
  evehx@evehx.com
 
     
Quais são as tendências para construção civil em 2021?

O mercado de construção se mantém em constante evolução, criando oportunidades para investidores, além de gerar milhares de empregos. Tudo isso porque o setor atende uma das mais importantes demandas das pessoas: a moradia.

Entender as tendências da construção civil para este ano nos ajuda a compreender como as empresas farão para driblar os novos desafios em seus projetos — além de atender às novas exigências do mercado.

Por isso, publicamos este artigo que traz um panorama do setor, além de criar uma reflexão sobre o futuro da construção civil em 2021. 

Sustentabilidade

A construção civil depende de financiamentos para conseguir trabalhar. Esse capital pode vir de fundos públicos, como o FGTS, ou de fundos privados, como os relacionados aos investimentos em Letras do Crédito Imobiliário (LCI).

Nesse caso, o que tem mudado é a exigência dos investidores em relação ao compromisso das empresas que serão financiadas sobre temas como: meio ambiente, impacto social e a própria governança da marca.

Entre as tendências da construção civil em 2021, destacamos a necessidade de deixar claro o posicionamento da empresa sobre esses assuntos, mostrando como ela investe em economia de recursos, trabalha em prol da preservação ambiental, entre outras.

Neste ano, esse tipo de posicionamento pode ser o diferencial para construtoras conseguirem captar capital para executar os seus projetos. No futuro próximo, posicionar-se sobre esses temas não será tendência, mas exigência.

Casas inteligentes

Um dos grandes debates de 2020 esteve em torno da tecnologia 5G. Essa tecnologia transformará nossas cidades, pois ela exige que pequenas antenas sejam instaladas pelas ruas para garantir um sinal de internet muito mais rápido e estável.

Com essa nova conexão, será possível realizar feitos incríveis, como controlar máquinas que estejam em países diferentes. Paralelo a isso, temos o crescimento do uso de assistentes pessoais, como Google Assistente e Alexa.

Fica claro que uma das tendências para a construção civil em 2021 é a adequação dos imóveis para receber essas tecnologias — o que inclui novos projetos elétricos, paisagísticos e a criação de imóveis residenciais mais preparados para o home office.

Ainda levará um tempo para que as casas inteligentes se tornem o padrão de consumo, mas, é evidente que os projetos adequados à nova realidade ganharão a preferência do consumidor.

Digitalização de processos

Em 2020, muitos lançamentos foram adiados devido à pandemia. Depois, eles foram feitos de forma virtual. A tecnologia existente já possibilita que as empresas possam atender os compradores on-line, incluindo a experiência da visitação do imóvel.

É importante que os empresários do setor reflitam sobre essas novas tendências, pois ignorá-las pode prejudicar o desempenho de comunicação da empresa.

Uso do concreto protendido

É verdade que o concreto protendido não é bem uma novidade, mas o que mudou em relação a ele foi a forma como muitos profissionais avaliam seu uso em obras. Antigamente, sua utilização era focada em construções de grande porte. Hoje, engenheiros e calculistas entendem que esse método construtivo é um excelente recurso para modernização de obras de qualquer porte. 

Visando o ganho de produtividade, entre outras vantagens, as empresas passaram a usar o concreto protendido sempre que é oportuno. Ao mesmo tempo, o avanço tecnológico e a eficiência nos processos das empresas que trabalham com esse sistema ajudaram a tornar o concreto protendido mais acessível.

O consumidor nem sempre faz ideia da quantidade de tecnologia empregada na construção de um imóvel. É por isso que estar ciente das tendências para construção civil em 2021 é tão importante, pois ajuda a empresa a refletir sobre os seus processos, ganhando eficiência.